27/05/2017

SEE/SP: Confirmada a Banca para o Concurso Diretor de Escola

SINDICATOS SINDICATOS DIÁRIO OFICIAL
LINKS
APASE
APEOESP
CPP
UDEMO
SINPEEM
SINESP
ESTADO SP
CIDADE S PAULO

Secretaria da Educação

A Secretaria Estadual de Educação (SEE/SP) já definiu o nome da nova banca que será responsável pela organização do seu concurso público para o cargo de diretor de escola. A escolhida é o Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo. Com isto, a expectativa é de que nos próximos dias possa ser assinado o contrato com a empresa, para que o órgão possa, finalmente, publicar o edital de abertura de inscrições do certame, que contará com uma oferta de 1.878 vagas, de acordo com nova autorização do governador Geraldo Alckmin, divulgada em 11 de maio.

A expectativa é de que, após a assinatura do contrato, a publicação do edital de abertura de inscrições ocorra dentro de um prazo de até 15 dias úteis, de acordo com o cronograma definido na licitação inicial. 

O documento também define que as inscrições terão início após cinco dias da publicação do edital, durante um período de 15 dias.

A seleção deverá abranger todas as diretorias regionais de ensino do estado e para concorrer é necessário possuir licenciatura plena em pedagogia ou pós-graduação na área de educação e, no mínimo, oito anos de exercício no magistério. A remuneração inicial é de R$ 4.223, considerando complementos, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo chegar a R$ 5.470, em regime de período integral.

Provas da SEE/SP
De acordo com o cronograma indicado no processo de licitação, a aplicação das provas deverá ocorrer 39 dias após a abertura das inscrições. O documento também determina que os candidatos deverão apresentar títulos no prazo de recolhimento das inscrições. 
As provas objetivas, que serão elaboradas em três versões, com as mesmas questões, em ordens diferentes, contarão com questões versando sobre o perfil, temário e bibliografia do concurso, que constam na resolução SE 56, publicada em diário oficial no dia 15 de outubro de 2016.
Ao todo serão 70 questões, com cinco alternativas cada, com duração de cinco horas. Do total de questões, 60 serão sobre conhecimentos gerais e dez elaboradas como estudo de casos.  Os candidatos somente poderão sair do local de exames a partir de 2h30 do início.
A previsão do órgão é que o concurso conte com um total de 60 mil inscritos, tendo como base a média de candidatos dos dois certames anteriores para o cargo, realizados em 2007 e 2001, que contaram, respectivamente, com 40.223 inscritos para 90 vagas e 31.399 candidatos para 2.860 postos.

Mudanças no Concurso para Diretor de Escola
De acordo com a lei complementar 2.156/15, reforçada pelo decreto divulgado em novembro, a carreira passa a contar com estágio probatório e avaliação periódica de desempenho individual. Agora, os aprovados no concurso para diretor deverão frequentar curso de formação e serão avaliados durante o estágio probatório, que terá duração de 1.095 dias, o que equivale a três anos.
Além das provas objetivas e análise de títulos, serão incluídas mais duas fases no processo seletivo. A primeira constará de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança. A segunda será composta de uma série de visitas em diversas unidades de ensino da rede.
Após o concurso, os aprovados deverão apresentar um plano de trabalho específico para a escola na qual irão trabalhar. Junto ao período de formação, o diretor passará pelo estágio probatório, durante o qual receberá orientações sobre a função de gerenciamento de recursos humanos e estratégias de ensino.
Durante o estágio probatório serão avaliados critérios como comprometimento com as ações da secretaria e com a comunidade escolar, produtividade, assiduidade e disciplina.

Como se Preparar para o Concurso Diretor de Escola

_________________________________________________________