01/08/2009

MEC divulga 40 modelos de questões do Enem 2009

30/07/2009
UOL - São Paulo


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)divulga 40 questões-modelo do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta quinta (30).
.
São dez questões para cada uma das quatro áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O UOL disponibiliza as perguntas em formato de simulado online. O internauta pode resolver a prova na internet.
.
.
O Inep providenciou quatro arquivos em .pdf, cada um com seu gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem estão relacionadas às questões.
.
De acordo com o Inep, a mudança do Enem o aproxima das diretrizes curriculares nacionais e dos currículos praticados nas escolas, mas sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades.Os exemplos de questões foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do estudante.

Limitações do simuladoA divulgação dos itens-modelo, diz o órgão do MEC (Ministério da Educação), pretende aproximar os participantes da nova estrutura de prova. O gabarito vai permitir a verificação das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota pelo TRI (Teoria de Resposta ao Item).
.
Cada uma das quatro áreas do Enem 2009 será composta por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro (sábado) serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias.
.
No dia 4 de outubro (domingo), serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata do conhecimento dos participantes, e servirá ainda para selecionar os calouros para universidades federais.

"Exame de sangue"O estudante deverá encarar o Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) como um "exame de sangue", afirmou Reynaldo Fernandes, presidente do Inep na tarde de quarta-feira (29).
.
"A gente não entende ele, mas acredita nos seus resultados", disse.
.
Ele se refere à dificuldade que os estudantes terão de entender e aferir sua nota com a nova metodologia que será usada na prova, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
.
Leia mais
.