03/06/2009

Professores da rede estadual paulista fazem greve nesta quarta

03/06/2009 - UOL
.
Os professores da rede estadual de São Paulo fazem greve nesta quarta-feira (3). A paralisação foi aprovada durante assembleia realizada no dia 29. De acordo com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), uma nova assembleia será realizada nesta quarta, às 14h, no estacionamento da Assembleia Legislativa.

No mesmo dia, a entidade pretende participar de audiência pública, às 14h30, para a discussão dos projetos de Lei 19 e 20, que instituem novas regras para a contratação de professores e apresenta a criação de duas novas jornadas de trabalho. A categoria é contra a aprovação dessas medidas e pede, dentre outras reivindicações, reajuste de 27,5% para a reposição de perdas ocorridas desde 1998.

.
Veja fotos da manifestação

Na manifestação do dia 29, docentes levaram fantasias e cartazes com referências aos recentes livros que foram destinados a alunos da 3ª série, que traziam conteúdo voltado a adolescentes.

O secretário de educação do Estado, Paulo Renato Souza, afirmou que irá criar uma comissão de especialistas para avaliar cada obra. A manifestação teve também um boneco que ironizava o valor do vale alimentação dado aos docentes, chamado de "vale coxinha".